O grupo de ídolos virtuais PLAVE finalizou com sucesso os shows em Seul de sua primeira turnê asiática. As apresentações, que ocorreram entre os dias 15 e 17, marcaram a estreia do grupo na KSPO DOME (Arena de Ginástica Olímpica), um palco cobiçado por grandes artistas sul-coreanos.

Um marco histórico para ídolos virtuais

Esta é a primeira turnê asiática do PLAVE, realizada dois anos após sua estreia, e Seul foi a cidade escolhida para dar início a uma série de shows que passará por seis grandes cidades do continente. O concerto na capital sul-coreana já nasceu como um evento monumental, sendo o PLAVE o primeiro grupo de ídolos virtuais a se apresentar na KSPO DOME. O enorme interesse do público foi confirmado rapidamente: todos os ingressos para as três noites de show se esgotaram ainda na pré-venda exclusiva para o fã-clube.

O fenômeno se estendeu para além da arena. Os ingressos para a exibição ao vivo dos shows em cinemas das redes CGV e Lotte Cinema também se esgotaram quase que instantaneamente, levando à abertura de sessões extras para atender à alta demanda.

Uma noite de “Salto Quântico” e gratidão

O show começou com um vídeo de abertura que introduziu o conceito da turnê, “gravidade”, guiando o público para dentro do espetáculo. Logo em seguida, o PLAVE subiu ao palco para uma abertura vibrante com a música “Watch Me Woo!”. Emocionados, os membros do grupo cumprimentaram a arena lotada e expressaram sua gratidão. “Conseguimos chegar à KSPO DOME apenas dois anos após a nossa estreia”, disseram, antes de se curvarem profundamente em um gesto de agradecimento aos fãs.

O repertório seguiu com uma variedade de gêneros, incluindo as canções “Virtual Idol”, “RIZZ”, “Island” e “12:32 (A to T)”. O palco de “Island” contou com um solo de piano de Hamin, enquanto a performance de “RIZZ” revelou pela primeira vez sua coreografia, que foi recebida com entusiasmo pelo público. Sobre o título da turnê, “Quantum Leap” (Salto Quântico), o grupo explicou: “Significa um avanço ou um grande salto. Carrega nossa determinação de evoluir de simples ídolos virtuais para um novo patamar como artistas”.

Produção imersiva e conexão com os fãs

O design do palco e a produção visual foram pontos altos do espetáculo. Uma passarela vertical avançava sobre a plateia, criando um contato mais próximo com os fãs, especialmente durante a versão balada de “The Sixth Summer”. Canções como “FROM” e “Dear.PLLI” criaram momentos de grande emoção, transmitindo as mensagens de carinho do grupo para seus fãs. O uso criativo de iluminação e tecidos transformou o palco em cenários imersivos, como o fundo do mar ou uma tempestade, intensificando a experiência do público.

Próxima parada: Gocheok Sky Dome

O PLAVE já demonstrou seu “salto quântico” em diversas ocasiões. Desde a estreia, o grupo quebrou recordes nas paradas musicais coreanas, alcançou o topo de programas musicais e marcou presença na Billboard, conquistando um fandom global. Seu álbum de estreia no Japão, “Kakurenbo”, estabeleceu em 2025 o recorde de maior número de vendas na primeira semana para um artista estrangeiro, liderando as paradas da Oricon e da Billboard Japan.

Durante o último show da série, no dia 17, o grupo fez um anúncio surpresa que levou os fãs ao delírio: um concerto de encerramento da turnê em Seul será realizado no Gocheok Sky Dome, nos dias 21 e 22 de novembro. Esta será a primeira vez que um grupo de ídolos virtuais fará um show solo no local, uma arena que, no mercado de K-pop, é reservada apenas para artistas com fandoms extremamente consolidados. A chegada do PLAVE ao Gocheok Sky Dome não apenas solidifica seu lugar como um dos principais grupos de K-pop da atualidade, mas também abre um novo e importante capítulo na história dos artistas virtuais.